Google Tag Manager

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Como se faz o dimensionamento de um sistema de energia solar fotovoltaico

Para se fazer o dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico é preciso ter em mente que atualmente no Brasil a energia solar obtida da conversão da luz solar diretamente em eletricidade, que é um assunto completamente diferente do aquecimento solar de agua para banho em residências e piscinas, é cerca de 100 vezes mais cara do que a energia elétrica convencional. A principal aplicação é para uso rural, longe das cidades ou de outras fontes de eletricidade convencionais.


Isto limita muito as aplicações pois o custo é um dos principais fatores limitantes do projeto.

Basicamente existem dois tipo de soluções em energia solar fotovoltaica. A solução remota pura solar, sem qualquer outra fonte de energia além da energia fornecida pelos painéis solares e a solução hibrida que além da energia fotovoltaica usa outra fonte como geradores diesel, energia eolica (dos ventos), etc.

Existe tambem, com bastante uso, principalmente na Europa, na Alemanha, em Portugal e Espanha a solução onde o painel solar produz energia que alimenta através de inversores parte da energia produzida pela rede elétrica em sistemas de grande porte, alto custo, com uma grande quantidade de paineis solares e cujo retorno de investimento leva alguns anos.

No Brasil a principal aplicação é energia para pequenos consumos em locais remotos que estão sem energia elétrica convencional para carga de baterias estacionárias que alimentam TV, algumas lâmpadas fluorescentes, celular e aparelhos de baixo consumo.

Então a primeira providência que um projetista de sistema de energia solar fotovoltaica deve tomar é identificar o perfil de consumo da aplicação desejada. Isto inclui considerar certamente o tempo de uso do equipamento.

É possivel tambem, projetar um sistema sem o uso de baterias. Por exemplo em sistema de bombeamento de agua onde os paineis solares alimentam uma bomba dágua de baixo consumo de energia que funciona em corrente contínua de tensão nominal de 12 volts ou múltiplo de 12 volts.
Neste caso desde que haja claridade suficiente a bomba começa a trabalhar bombeando agua para uma caixa dágua até o cair da tarde.

A quantidade de eletricidade produzida vai depender da quantidade de paineis solares e da quantidade de sol disponível no local de instalação, bem como da instalação correta dos painéis.

É preciso que haja um balanço energético entre a energia produzida pelos painéis solares e o consumo da aplicação e que a energia produzida pelos paineis além de alimentar o consumo em pleno sol seja capaz tambem de repor o foi gasto da bateria em períodos sem luz.

Para evitar a sobrecarga da bateria quando totalmente carregada ou evitar a total descarga da bateria caso o consumo seja maior que o fornecimento de eletricidade, em geral se utiliza um controlador de carga.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails