domingo, 27 de novembro de 2011

Assisti hoje pela Internet o lancamento do foguete Atlas da NASA que leva o Curiosity veiculo de exploracao de Marte

Assisti hoje, 26 de novembro de 2011, ao vivo pela Internet, o lançamento do foguete Atlas de Cabo Canaveral, USA, que leva o veículo Curiosity para a exploração em Marte.
Isto é incrível!
NASA curisoity-20111124122551
NASA foguete Atlas leva Curiosity

Nasa lanca Curiosity
Nasa partida do foguete Atlas
NASA foguete na torre de lancamento
Todos os créditos de imagens do JLP-NASA
Veja os sites de referência no final do artigo.
Saiba mais, clique em Mais informações, abaixo.



Fonte: NASA
Marte missão da NASA, pesquisa de  Ciência que leva em sua espaçonave o Laboratory.
Selado dentro de sua carga em cima da carenagem, Launch Alliance Unidos,o foguete Atlas V, é liberado na torre de Lançamento Espacial Complex 41 em Cape Canaveral Estação da Força Aérea em Florida.
The missão decolou às 10:02 EST (7: 02:00 PST), 26 de novembro de 2011, início de uma viagem interplanetária de oito meses a Marte.
Dentre os componentes da sonda se inclui um rover do tamanho de um carro, chamado de Curiosidade - Curiosity, que tem 10 instrumentos científicos projetados para procurar sinais de vida, incluindo o metano, e para ajudar a determinar se este gás é de uma fonte biológica ou geológica.
"Estamos muito animados sobre o envio do laboratório mais avançado do mundo, científico, para Marte", disse o administrador da NASA Charles Bolden. "MSL vai nos dizer coisas importantes que precisamos saber sobre Marte, e ao mesmo tempo que a ciência avança, estaremos trabalhando nos recursos para uma missão humana ao Planeta Vermelho e para outros destinos, onde nunca fomos."
A missão será pioneira em tecnologia de pouso de precisão e um touchdown do céu com guindaste para colocar Curiosity perto do sopé de uma montanha no interior da cratera Gale em 06 de agosto de 2012.
Durante uma missão de quase dois anos após o pouso principal, o rover vai investigar se a região já ofereceu condições favoráveis ​​para a vida microbiana, incluindo os ingredientes químicos para a vida.
"O veículo de lançamento nos deu uma injeção grande em nossa trajetória, e nós estamos a caminho de Marte", disse Mars Science Laboratory Project Manager Peter Theisinger de Propulsão a Jato da Nasa Laboratory, em Pasadena, Califórnia.
"A sonda está em comunicação, termicamente estável e poder positivo. "
O Atlas V inicialmente lofted a nave espacial em órbita terrestre e, em seguida, com uma explosão de segundo estágio superior do veículo, empurrou-o para fora da órbita da Terra em um 352 milhões de milhas (567 milhões de quilômetros) na viagem a Marte.
"Nossa primeira manobra de correção trajetória será em cerca de duas semanas", disse Theisinger.
"Nós vamos fazer checkouts de instrumentos nas próximas semanas e continuar com uma preparação cuidadosa para o pouso em Marte e as operações na superfície."
Curiosidade – Curiosity atende a  metas ambiciosas da ciência; estão entre muitas diferenças da missão da Mars rovers anteriormente realizada.
Ele vai usar uma broca e colher no final de seu braço robótico para coletar amostras de solo e pó de interiores de pedras, então vai  peneirar e dividir estas amostras em instrumentos de laboratório de análise dentro do rover.
O Curiosity - Curiosidade carrega 10 instrumentos científicos, com uma massa total de 15 vezes maior que as cargas de ciência em instrumentos que os jipes Spirit e Opportunity  nas missões anteriores levaram para Marte.
Algumas das ferramentas são os primeiros de seu tipo em Marte, como um instrumento a laser disparando para o controle da composição elementar de rochas a uma distância, e um instrumento de difração de raios-X para a identificação definitiva de minerais em amostras de pó.
Para transportar e manejar a sua carga útil científica, Curiosity -Curiosidade tem o dobro do tamanho e cinco vezes mais peso do que seus veiculos anteriores Espirty- Espírito e o Opportunity - Oportunidade.
Devido à sua massa de uma tonelada, Curiosity -Curiosidade é pesado demais para empregar airbags para amortecer seu desembarque como foi feito com os rovers anteriores enviados a Marte.
Parte da nave espacial Mars Science Laboratory é um estágio de descida do foguete-powered que irá diminuir o rover em amarras como os motores de foguete de controlar a velocidade de descida.
O local da missão de pouso oferece acesso ao Curiosity - Curiosidade para acesso as camadas da montanha dentro da cratera Gale.
Observações da órbita identificaram minerais de argila e sulfato nas camadas inferiores, indicando uma história de água.
Manobras de pouso de precisão como a nave espacial  que voa através da atmosfera marciana antes de abrir seu pára-quedas fazem de  Gale um alvo seguro para a primeira vez.
Esta inovação reduz a área alvo para menos de um quarto do tamanho das metas de pouso anterores de Marte.
Sem ele, terrenos acidentados nas bordas do alvo do Curiosity iriam tornar o local do pouso inaceitavelmente perigoso.
As inovações para o desembarque de uma espaçonave com maior precisão são passos no desenvolvimento de tecnologia para missões humanas em Marte.
Além disso, o Curiosity - Curiosidade carrega um  instrumento para monitorar o ambiente de radiação natural em Marte. Isto irá informações importantes para a concepção de missões humanas até Marte que visa conhecimento para proteger a saúde dos astronautas.
A missão é gerida pelo JPL, – Jet Propulsion Laboratories, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, para Missões Científicas da NASA em Washington.
O rover foi projetado, desenvolvido e montado no JPL.
Lançamento da NASA Programa de Serviços no Centro Espacial Kennedy, na Flórida conseguiu pleno sucesso no lançamento.
Rede da NASA desde os serviços de comunicação espaço para o veículo de lançamento.
Rede de Espaço Profundo da NASA fornecerá aquisição de dados da nave espacial e de comunicação de missão.
Para mais informações sobre a missão, visite: http://www.nasa.gov/msl e http://marsprogram.jpl.nasa.gov/msl/ .
Para mais informações sobre a Deep Space Network, visite: http://deepspace.jpl.nasa.gov/dsn .

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails